Digite seu e-mail e cadastre-se:

    Publicado dia: 20 jul 2011

    Dr. Jamar Tejada fala sobre Cabelos: dicas, mitos e verdades

    Depois da gordura ou em igual proporção, a preocupação com o cabelo é a que mais amedronta jovens e adultos, sejam homens ou mulheres.

    Gosto de assistir os comerciais das grandes marcas de cosméticos com suas estrelas que usam o que há de melhor na indústria cosmética diariamente, além dos cuidados que recebem do seu dermatologista, aliado a muitas cápsulas antioxidantes, ortomoleculares, etc, ainda mais, no dia da gravação do comercial é ainda realizado um  tratamento praticamente fio à fio com os melhores profissionais do ramo para ficarem com aquele cabelo perfeito que você tanto suspira na frente da telinha. Sim! Não pense que sua ídola, estrela da campanha tem o cabelo “ruim” e usou aquele xampu,  que você encontra na prateleira do supermercado por R$6,00! Não!

    Um fato que muito me incomoda é observar aquelas pessoas, que tem o cabelo mais “ruim”, digamos assim e que acabam “encharcando” os cabelos com creme para pentear, hidratante, condicionador, óleos e sei lá mais o quê, ficando o dia inteiro com aquilo na cabeça, pegando sol, chuva na esperança que o cabelo vai ficar lindo! Pior ainda é fazer deste fato um ritual diário! Coitado de quem anda ao lado dessa pessoa todos os dias e tem de suportar o cheiro forte que vem da cabeça da mesma, sim, porque esses cremes sempre tem cheiro fortíssimo.

    Caso você seja um(a) deste(a)s, fique sabendo que o que você está fazendo pode até hidratar seu fio, mas seu couro cabeludo está clamando por uma chuveirada, pois você está desenvolvendo uma bela seborréia ou então criando uma bela colônia de fungos, pois suor aliado ao creme, que na grande maioria são derivados de sebo animal, transforma-se num verdadeiro banquete para bactérias e fungos, não reclame depois de careca!

    Uma coisa muito importante é saber que xampu foi desenvolvido para limpar, condicionador e creme para hidratar. Lembre-se que o correto é aplicar uma fina camada deste ao longo dos fios e não no couro cabeludo e enxágua-se com muita água, quanto menos resíduo melhor! Apenas isso!

    Quanto a escolha de seu xampu, caso você tenha tendência a oleosidade e/ou caspa, dê sempre preferência a xampus cristalinos, ou seja, não perolados/ opacos, pois quanto mais opaco, mais aditivos químicos foram utilizados para manter aquele aspecto, lindo visualmente, mas um vilão para o seu couro cabeludo!

    Xampus dois, três e até quatro em um, também são formadores de sebo, evite-os, não tenha preguiça de usar dois frascos, um para o xampu e outro para o condicionador, pois você pode dosear a quantidade certa, sem exageros, a sua saúde capilar agradece! Nunca, jamais escolha um xampu apenas pelo cheiro! Isto é cruel, se você quer perfume, compre um perfume e o use abaixo da região cabeça ok?

    Finalizando as dicas, água muito quente, apesar de ótima no inverno, principalmente para os gaúchos como eu,  deve ser evitada! Apenas para compreender, Você usa água quente para desengordurar os pratos sujos de óleo na cozinha não é? O mesmo faz na sua cabeça, ela desengordura totalmente o fio e seu corpo responde com efeito rebote, produzindo o dobro do sebo para repor a sua quantidade de sebo normal. Perceba que no inverno, quase todos estão com cabelo com aspecto bem mais sujo, é o efeito rebote do banho quente! Água na cabeça de morna à fria ok?

    Aliás você já se perguntou porque temos tanto cabelo na cabeça? Você sabe qual a função? Não é apenas embelezar a cabeça, a função do cabelo é proteger o cérebro, pois amortece o mesmo de eventuais batidas e pancadas, além de proteger o cérebro do frio e radiação solar. Interessante não?

    Por incrível que pareça a ciência é ainda um tanto atrasada nesta área, a não muito tempo atrás, século passado, chegou-se a acreditar que a queda de cabelos fosse derivada de gases intestinais, pois é! Os gases subiam pelo corpo e empurravam os cabelos da cabeça! Acredite! A couve, o feijão, o ovo e todas as proteínas levavam a culpa! Um absurdo, mas foi uma idéia válida por muito tempo!

    Hoje evoluímos um pouquinho mais, disse um pouquinhoQuanto aos produtos anti-queda no mercado os dermatologistas adoram recomendar  o famoso minoxidil, que tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área, agindo nos folículos vivos, aquele folículo que já “morreu” não se recupera mais. O minoxidil pode ser uma saída, mas você fica praticamente dependente, parou de usar o cabelo volta a cair! Procure se informar com seu dermatologista com os produtos derivados naturais como o Procapil , Auxina tricógena, Zymo HSOR,  que tem excelentes resultados.

    Enfim, eu particularmente tenho pavor de ficar careca, não custa nada tomar certos cuidados de higiene, o famoso ditado: “É dos carecas que elas gostam mais” pode até estar na moda por causa da  princesa Kate Middleton, mas será que os simples plebeus acham o mesmo? Fiquem atentos e coloquem as dicas em prática!

     

    Deixe seu comentário

    Copyright 2007-2012 - Portal Guia ABC - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Portal Guia ABC - Depto. Web.